Sobre a Universidade Comunitária da Zona Oeste

O que é a Universidade Comunitária da Zona Oeste?

É  a reunião de espaços representativos da sociedade. Representa a união de iniciativas sociais

Valoriza saberes de cada um dos membros. A sua vocação é tornar o conhecimento acessível.

É  ter paixão pela causa.

Significa reunião e colaborar com as próprias experiências.

A UC é coletiva, é um processo de construção permanente, é “incomodação”, é vivencia. Implica a construção coletiva de um novo paradigma para se pensar em movimento social. Tem perguntas que devem se fazer sempre: para quem? para que?

A UC é expansão. É uma grande teia onde todos podem contribuir com seus conhecimentos.

Significa aprender, trocar e compartilhar as dificuldades e as experiências de cada um, criar articulações. Buscar novos saberes.

Sistematização de saberes e conhecimentos práticos: “Se o colega já faz bem feito, por que não contribuir com o conhecimento?”

É um espaço de oportunidades, um espaço democrático e comunitário.

Renovação o dos aprendizados de todos os dias.

Como podemos contribuir e receber contribuições da rede?

Através da troca de conhecimentos e saberes. O compartilhamento de ideias como mecanismo de contribuição coletiva.

Experimentando a prática do fortalecimento do protagonismo “do outro”, estando todos os membros da rede de braços abertos para acolher novos indivíduos e organizações.

Fomento no fortalecimento da rede por intermédio da intensa troca de experiências obtidas por cada um, fazendo do espaço um ambiente plural e rico em densidade de ações já desenvolvidas.

Realizando eventos de fomento e capacitação coletiva onde as trocas possam ser facilitadas e dinamizadas.
Incentivando a discussão de metodologias de ação da Universidade Comunitária, com o objetivo de criar uma identidade comum.

Colaborando no desenvolvimento de uma formação continuada entre os membros da rede no que se refere a gestão de projetos sociais comunitários.

Mantendo comunicação contínua com os demais membros da rede, visando a realização de ações frequentes em parceria entre os diversos atores.