segunda-feira, 4 de julho de 2016

Projeto Cuidar – Saberes Itinerantes - Centro Dias de Santa Ana / CEDISA





PROJETO CUIDAr-Saberes Itinerantes

31/05/2016
Fortalecendo os direitos dos idosos

Palestras itinerantes que levam questões relevantes sobre o processo do envelhecimento humano, com uma proposta interativa de promover uma maior conscientização e sensibilização dos participantes nos cuidados básicos de saúde, prevenção do asilamento e isolamento social, incluindo a afirmação dos direitos dos idosos.  


SOBRE A ORGANIZAÇÃO
A Casa de Santa Ana é uma organização sem fins lucrativos, que há 25 anos oferece apoio a grupos de idosos da Cidade de Deus. Criada em 1991, tornou-se referência de suporte a idosos em comunidade, sendo pioneira na implantação de um Centro Dia e um Centro de Convivência, que são duas das principais alternativas de prevenção do asilamento e isolamento social, recomendadas pela Lei 8.842 /94; dos Princípios e das Diretrizes da Política Nacional do Idoso. Desempenhando um importante papel de estímulo a reintegração e manutenção de idosos no contexto familiar, comunitário, e social. Pioneira no Brasil nessas modalidades citadas, a Organização é também responsável pela implantação do 1º Ponto de Cultura da Cidade de Deus. Sua Missão é “Promover a saúde e o bem estar integral, prevenindo o asilamento e o isolamento social dos idosos, integrando-os à família, à comunidade, e em especial às gerações mais jovens”.  
Atuando nas áreas de Saúde, Cultura e Educação, desenvolve três programas básicos de atenção:  Programa de Prevenção: através de cuidados pessoais -  higiene, segurança, fisioterapia, pranaterapia, ginástica, nutrição e atividades socioculturais; Programa de Integração Intergeracional:  promove o encontro de gerações, por meio de atividades educativas, artísticas e culturais - música, dança e ballet clássico, percussão, teatro, artesanato, contação de histórias etc,  propiciando transmissão de conhecimentos, descobertas e prática de novas habilidades e fortalecimento dos laços com a comunidade e outras organizações sociais; Programa de Educação:  desenvolvimento de palestras, oficinas e cursos livres da metodologia de agricultura natural e da capacitação de cuidadores de idosos, para familiares e cuidadores em geral, com objetivo de sensibilizar e informar sobre questões do envelhecimento e oferecer dicas de cuidados e cidadania, por um lado. E por outro, possibilitar geração de emprego e renda para a população local e dos arredores.  
A Organização atua em duas sedes. Na Casa de Santa Ana que funciona prioritariamente para idosos através do centro dia e centro de convivência,  e também desenvolve programas de integração intergeracional através de atividades com crianças, jovens e adultos, e na Casa de Geralda que funciona como empreendimento social, aberto a toda comunidade.  Ela foi inaugurada em 2001para ser uma extensão da Casa de Santa Ana, e assim como ela funciona de 2ª a 6ª feira, de 08h ás 17h.  As duas casas juntas beneficiam diretamente cerca de 500 pessoas.

Projeto Cuidar – Saberes Itinerantes, é um entre os muitos projetos que são desenvolvidos pela equipe multidisciplinar que atua na Casa de Santa Ana e Casa de Geralda ,  e que neste momento tem por objetivo informar e sensibilizar pessoas sobre questões do envelhecimento na Cidade de Deus e em outras localidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esse Projeto conta com o apoio do Instituto Rio e da Universidade Comunitária da Zona Oeste, para realizar 06 encontros até o final de 2016, seguindo um cronograma de datas e espaços previamente selecionados. Esses encontros serão compostos de palestras com temas variados, focados em aprendizado e de cuidados relacionados á velhice, que inclui também oficinas interativas de sensibilização sobre direitos e cidadania, O 1º Encontro aconteceu na Casa de Geralda, no dia 31 de maio. Teve início as 8:30 com um café da manha, com visita as novas instalações da Casa de Geralda, seguida de palestras sobre o modelo de atuação das duas casas, e sobre as doenças mais comuns no envelhecimento. Dando continuidade ao Encontro, os participantes seguiram em visita as instalações da Casa de Santa Ana, onde foram recebidos pelos idosos e a equipe da Casa, que ofereceu um almoço,  finalizando com uma apresentação do Grupo de Percussão Intergeracional MisturIdade da Cidade de Deus, e preenchimento de um questionário de avaliação. Participaram desse Encontro, vários profissionais ligados á área, representantes da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG, Associação Semente da Vida - ASVI – CDD, UNATI-UERJ, Instituto Rio,  Poesia de Esquina, Raízes de Gericinó, Igreja Batista Itacuruçá, entre outras. Somando cerca de 60 pessoas ao todo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário