terça-feira, 22 de setembro de 2015

A Universidade Comunitária da Zona Oeste organiza a primeira Reunião Preparatória do Seminário da Juventude

A primeira reunião preparatória do Seminário da Juventude da Zona Oeste aconteceu no último dia 9 de setembro na Farmanguinhos, e contou com a presença de 45 participantes de organizações parceiras, líderes e jovens da rede de apoiados pelo Instituto Rio em 2015, além de representantes de organizações convidadas.

O encontro foi organizado pelo grupo dinamizador da Universidade Comunitária da Zona Oeste, do qual fazem parte o Instituto Rio, Farmanguinhos, Casa Fluminense, UNISUAM e Fiocruz Mata Atlântica. A motivação para a realização deste evento teve origem nas discussões que emergiram na reunião realizada em 20 de maio, onde as organizações parceiras manifestaram a necessidade de consolidar a rede através da realização de uma atividade conjunta. A criação de um evento voltado para a construção de uma agenda pública sobre a juventude para a Zona Oeste, com perspectiva de integrar o planejamento Rio500, teve origem na pesquisa realizada com os parceiros, já que 80% das organizações que integram a rede da Universidade Comunitária da Zona Oeste (UniComZO) trabalham com jovens.
O evento foi muito produtivo já que conseguiu se avançar na definição do formato do evento, nas estratégias de mobilização, nos temas centrais de discussão sobre juventude que serão abordados no seminário e na definição da data - que será entre março e abril de 2016 - e sugestões de local, em alguma sede da Zona Oeste do Rio. Além disso, foram definidas responsabilidades para as instituições parceiras na construção do seminário.
O próximo passo será sistematizar todas as contribuições feitas na primeira reunião e socializá-las com os participantes.  A próxima reunião acontecerá no dia 4 de novembro em Campo Grande, na sede da UNISUAM.