segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Biblioteca Comunitária da Universidade Comunitária da Zona Oeste

O que é a Biblioteca Comunitária?
A Biblioteca Comunitária é um espaço que tem por objetivo promover o compartilhamento de textos, documentos, artigos, vídeos, mapeamentos, livros, pesquisas e diversos materiais de interesse comum que possam contribuir para a circulação de saberes, a troca de ideias e de conhecimentos entre as organizações e coletivos da Zona Oeste que integram a rede da Universidade Comunitária. A biblioteca comunitária está disponível dentro do Blog da Universidade Comunitária da Zona Oeste

Qual a sua utilidade? 
A Biblioteca Comunitária é um espaço para que as organizações registrem e compartilhem os trabalhos desenvolvidos, promovendo a troca de ideias e as metodologias/tecnologias sociais desenvolvidas e utilizadas pelas organizações de base comunitária e as parceiras.
A Biblioteca serve também para oferecer subsídios para que as organizações e coletivos possam promover debates sobre diversos temas e assuntos de interesse da rede e junto às comunidades atendidas através da organização de atividades como reuniões, sessões de cinema, capacitações, palestras, ciclo de debates, oficinas, seminários, eventos, etc.
Ela é concebida com um acervo dinâmico, em construção e atualização permanente, e está voltada para promover processos de formação continuada de todos os atores envolvidos: lideranças comunitárias, equipes, conselheiros, moradores das comunidades, formadores/as de opinião, profissionais, etc.

Como colaborar com a construção do acervo da Biblioteca Comunitária?
A Biblioteca conta com um acervo em constante construção já que entendemos que ela deve ser criada de forma colaborativa e atualizada de forma permanente, ou seja, todos os parceiros poderão contribuir para a sua ampliação.

As organizações da rede e as parceiras poderão contribuir com o envio dos seguintes materiais: vídeos, apostilas, artigos, pesquisas, mapeamentos, sites de interesse geral, blogs, materiais institucionais, jornais, acervos fotográficos, etc.

Para dar início ao processo, o Instituto Rio fez uma proposta inicial do acervo reunindo um conjunto de links de acesso a sites e blogs, documentos, vídeos, etc. de temas que entendemos que podem ser de interesse da rede:
Atualidade e Direitos Humanos
 Rio de Janeiro
ZONA OESTE
Blogs, fanpages e sites da Rede da Universidade Comunitária da Zona Oeste
Canais e meios de comunicação da Zona Oeste
Sociedade Civil no Brasil

Para colaborar com a construção deste acervo, basta enviar o material para o e-mail: institutorio@institutorio.org.br, com o tema do(s) material(is) enviado(s) e uma pequena descrição sobre o conteúdo do(s) mesmo(s). 

Contamos com a colaboração de tod@s para construirmos um acervo de interesse comum, contribuindo também para a construção de uma agenda de direitos da Zona Oeste.


Para acessar a Biblioteca Comunitária, clique aqui. Para acessar aos arquivos, faça um click encima de cada link que integra a listagem do acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário