quarta-feira, 8 de abril de 2015

A Avaliação do Encontro de Orientação e Formação de Parceiros

Ao final do encontro de parceiros destinado às organizações de base comunitária apoiadas pelo Instituto Rio em 2015, foi feita uma avaliação abordando diversos aspectos da atividade de formação. Desde a infraestrutura, passando pelas expectativas dos participantes em relação ao encontro, a qualidade e utilidade dos conteúdos abordados, o desempenho dos profissionais, chegando até o “clima de trabalho” e relacionamento entre os participantes.

Analisando os resultados desta avaliação, podemos observar que o retorno dos participantes foi bastante positivo em relação à  todos os aspectos avaliados. Porém, como abordado ao longo do encontro, as avaliações devem ser entendidas como parte de um processo educativo, um processo de aprendizagem que nos orienta e nos auxilia nas futuras tomadas de decisões e planejamentos.

Desta forma, observando as respostas e comentários dos participantes, percebemos a necessidade de aprofundar ao longo de 2015 os  conteúdos abordados no encontro de parceiros (março de 2015). Alguns participantes manifestaram interesse em realizar formações na área de mobilização de recursos e sobre a possibilidade de organizar de forma conjunta eventos envolvendo a rede como um todo. Observamos também que as dinâmicas em grupo foram bem avaliadas e ajudaram na dinamização do encontro e do tempo, apontando para os organizadores, que este é um caminho a ser seguido nos encontros desta rede de organizações.

Mas será que essas reflexões são importantes somente para os organizadores do encontro? Como essas avaliações podem contribuir com a rede de organizações, parte da Universidade Comunitária, em seus futuros planejamentos ou futuras atividades organizadas pelas instituições?

É dentro desta visão de que a avaliação é um processo educativo, que o Instituto Rio compartilha todos os resultados e comentários das avaliações (clique neste link para visualizar: https://pt.surveymonkey.net/results/SM-TQ2CVQ89/) e convida a tod@s para fazerem suas próprias reflexões, trilharem os seus caminhos de aprendizagem e compartilharem conosco quais são as lições aprendidas por cada um/a a partir desses resultados.

Contribuam para esta reflexão colaborativa da nossa rede!